Viagem em família com bebê: dicas de Fortaleza, no Ceará

Viajar em família constrói memórias e apresenta o mundo para as crianças. O mundo é muito maior do que nossa casa e nosso bairro, a viajar somos apresentados a diferentes hábitos, costumes, alimentos e pessoas. Somos colocados em uma posição de aprendizes, saindo da nossa zona de conforto  e aceitando o diferente.

Para nós e para as crianças viajar só acrescenta a vida e a alma. É algo que fica na memória e faz parte da nossa essência.  Seu filho não lembrará se o carro que tinham era bom ou ruim, se tinha brinquedos de última geração ou não. Eles lembrarão dos momentos vividos juntos e da importância dada a confraternização familiar.

Por isso, aqui em casa investimos em viagens e em alimentar nossa essência. No início de 2018 nos aventuramos pelo Ceará, passamos 7 dias conhecendo Fortaleza e todas as suas atrações.

Viajamos eu, o Thiago e a Clarice na época com 1 ano e 8 meses. Antes de sair comprando as passagens para viajar, analise se esse é o perfil, é uma viagem pé na areia, calor, mar e aventuras.  Muitas vezes improvisamos trocador, soneca na rede e ducha na praia. Optamos por ficar em um hotel a beira mar de Fortaleza, pois queríamos sair e conhecer a cidade, as praias pela região, o centro histórico e não ficar somente no local, como em um resort.

Sabe aquela viagem pra sair da rotina? Essa viagem me fez ver que muitas vezes nos apegamos a determinadas manias e hábitos que não fazem diferença no fim do dia.

Seguem aqui algumas dicas do que fazer em Fortaleza em família. Todas as dicas são de lugares que fomos e aprovamos. Há outras atrações próximas pra conhecer, mas para evitar o desgaste da Clarice optamos por não passar mais de 1 hora dentro do carro em deslocamento, e mesmo assim aproveitamos muito!

  • Quer saber como foi a viagem? Tem vídeo no nosso canal! Veja aqui.

Onde comer

Fortaleza possui uma variedade enorme de restaurantes, lanchonetes e barracas de praia. No cardápio sempre há opção predominante de peixes, que aliás são uma delícia!

Trevo açaí: não deixe de provar o melhor açaí a beira mar de fortaleza. É self service com opções diversas para montar seu próprio açaí. Uma dica: caminhe pela orla e no final recupere as energias com o açaí.

Endereço: Av. Beira Mar, 2892, Fortaleza

Sorveteria  50 sabores: sim, acredite! São 50 ou mais variados sabores que você pode imaginar: Graviola, Murici, jaca, Buriti, sapoti além dos sabores normais. Sorveteria tradicional em Fortaleza que capricha na quantidade de sorvete. Uma dica: é possível provar os sabores antes de comprar e por mais que goste de sorvete peça 1 bola e com certeza ainda precisará dividir com alguém, vem muito sorvete.

Endereço: Av. Beira Mar, 2892, Fortaleza

Pâine artesanal: um lugar escondidinho com os pães mais saborosos de Fortaleza, super aconchegante e com ótimo atendimento a Pâine fabrica os próprios pães e domina a arte dos croissants. Enquanto aguarda seu pedido pode degustar do um chá gelado de hibisco ou camomila. Dica: provem o croissants de chocolate.

Endereço: R. Castro Monte, 899 – Varjota, Fortaleza

Restaurante Chandon: restaurante a beira mar com pé na areia e comida deliciosa? Esse local é especial e nos recebeu muito bem! Fica na frente do beach park e de frente para o mar, com lindos coqueiros, música e longe. Caso, precise de banheiros para as crianças e trocador poderá usar a estrutura do parque. Dica: reserve o dia para visitar a praia de Porto das dunas e o beach Park.

Endereço: R Porto das Dunas 2734, Aquiraz

Mercado dos Peixes: super tradicional em fortaleza o mercado de peixes oferece vários box onde são vendidos peixes frescos para levar para casa, ou para comer ali na beira mar. Você compra o que quiser e pede para fritar alho e óleo em uma das 2 barracas que atendem as mesas a beira mar. Dica: chegue cedo para pegar os peixes frescos e poder pegar uma mesa com vista legal para o mar. Compramos peixe e camarão no box 19.

Endereço: Av. Beira Mar, 3479 – Meireles, Fortaleza

Barracas de praia

Crocobeach: Barraca na praia do futuro com mega estrutura para receber turistas, desde mesas na areia até longe, piscina para crianças, piscina para adultos, lojinha, guarda volumes e banheiros apropriados. Um verdadeiro mini clube a beira mar. Vale a pena conhecer e desfrutar da Praia. Dica: para usar a piscina é preciso uma pulseira paga, para as crianças pequenas vale  muito a pena pois não fica tão exposto ao sol como na areia. E você pode ir e voltar do mar e da areia quando quiser. Dá para passar o dia todo na barraca.

Endereço: Av. Clóvis Arrais Maia, 3125 – Praia do Futuro,

Itapariká: Barraca quase no final da praia do futuro também possui mega estrutura para turistas, o diferencial deles é a tranquilidade! Dica: as mesas embaixo dos coqueiros e pé na areia são as melhores.

Endereço: Av. Clóvis Arrais Maia, 6801 – Praia do Futuro II

Vale a pena conhecer

Teatro José de Alencar: Bem no centro de Fortaleza, o teatro se destaca pela beleza e história que carrega. È lindo e vale a pena conhecer um pouco da história de Fortaleza. Antes de visitar verifique horários. Dica: se for de carro use estacionamento privado, o centro é bem movimentado e muito difícil encontrar vaga.

Endereço: R. Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza

Mercado Central:  O maior mercado de artesanatos do Brasil,  próximo a catedral de Fortaleza. No mercado poderá encontrar diversas lojas de artesanato e souvenirs. Sabe aquelas coisas típicas de fortaleza? Lá você encontra! São 5 andares de lojas e possui estacionamento pago. Dica: Não deixe de ir na loja de artesanato da Angélica, ela vende  somente peças de artistas cearenses e obras de artes  nordestinas.

Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Centro, Fortaleza

Feira a Beira Mar: Na orla de Fortaleza diariamente a noite acontece a feira de artesanatos, vale a pena conhecer e comprar algumas lembrancinhas pra família. Dica: vá preparado para andar e pechinchar.

Endereço: Av. Beira Mar, s/n – Meireles, Fortaleza

Beach Park: Quando falamos de Fortaleza, não há como não lembrar do Beach Park. Possui uma mega estrutura e com certeza toda a família irá adorar tem atrações para todas as idades. Separe um dia para aproveitar o parque. È possível comprar ingressos on line ou no local. Dica: cuidado com os valores dos produtos dentro do parque, são acima do convencional.

Endereço: Rua Porto das Dunas, 2734 – Porto das Dunas, Aquiraz

Praia de águas Belas: Praia há 62km de Fortaleza, é um verdadeiro paraíso. Com piscinas naturais e areia branca essa praia paradisíaca é possível conhecer em um dia, com ambiente tranquilo e sem muito movimento atendem de forma simples os turistas, a região possui uma vila de pescadores e encanta pela simplicidade da vida. Faça o passeio de buggy pelas dunas e veja o encontro do rio malcozinhado com o mar. Depois é possível aproveitar as redes das barracas de praia a beira mar de Águas Belas. Dica: o passeio de buggy é tranquilo e pode ser feito com crianças. Não deixe de tomar sorvete de Murici.

Hospedagem

fortaleza

Hotel Villa Mayor: Nossa dica de hospedagem é deste hotel que nos recebeu muito bem! Fica próximo a Avenida Beira Mar e com fácil acesso para todos os pontos turísticos da cidade. Possui uma decoração inspirada na histórica Fortaleza de José de Alencar, um hotel sem cara de hotel. Com piscina e um café da manhã maravilhoso com opções de comidas típicas do nordeste. A recepção funciona 24h e nos disponibilizaram a cozinha em tempo integral para qualquer necessidade da Clarice.

Para nós o diferencial foi a cordialidade e pronto atendimento em todas as nossas demandas. Sentimos como se estivéssemos em casa e aproveitamos os momentos na área comum do hotel que parece uma pracinha antiga, dessas de cidade pequena. Aconchegante e sem cara de hotel turístico.

Essas foram as dicas aqui de casa!

Um grande beijo

Natalie

 

 

 

Deixe um comentário