Hora da leitura. Por que ler para os bebês?

ler para bebês

Ler para os bebês pode parecer para muitos  um ato sem sentido, mas acredite, são muitos os benefícios. A questão não é somente estimular cognitivamente nossos bebês, é encontrar prazer neste momento e consequentemente os benefícios da leitura acontecem. Não devemos fazer da leitura um objetivo pedagógico em casa, deixe isso pra a escola. Em nossa casa devemos fazer da leitura uma brincadeira, um lazer e uma diversão. Assim o prazer pela leitura acontecerá naturalmente.

Você só lê livros que sejam úteis? Claro que não, né? Você também lê por prazer, lê para viajar, lê para descansar, lê para sonhar. Com o bebê não será diferente. Nossa função como pais na leitura é ensinar o prazer de ler. O hábito da leitura se cria em casa. O principal beneficio da leitura é o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos, cuidadores e bebês. Além disso, a leitura promove aumento de vocabulário, pensamento lógico, estimula a linguagem, a concentração, a atenção e o conhecimento de mundo.

A leitura pode ser apresentada aos nossos bebês desde o ventre. A partir da 20 semana de gestação o bebê já está apto a ouvir sons. Quando lemos algo para nossos bebês, eles estão ouvindo nossa entonação de voz e sentindo nossa emoção. Há estudos que comprovam que mesmo na vida intrauterina os bebês conseguem peceber emoções nas palavras. Durante a gestação eu lia muito. Li muitos livros sobre a gravidez e a Clari ouvia tudinho.

Leia para os bebês desde os primeiros dias em casa. A voz cadenciada com melodia e a entonação suave acalma o bebê, o conforta e relembra a vida uterina quando já ouvia a voz da mãe.

Entre o segundo e o quarto mês, já podemos mostrar imagens. Dê preferência por imagens grandes, simples e de cores primárias, que são mais fáceis para serem distinguidas. Assim que o bebê começar a segurar objetos, use também livros de tecido, rígidos, emborrachados e impermeáveis, fáceis de manusear. Separe um momento do dia para ler historias e seu bebê se acostumará rapidamente.

Quando o bebê estiver maior, entre 7 e 9 meses, começará a prestar mais atenção na história e nas imagens. Aqui em casa tento utilizar livros com formato mais durinho, para facilitar virar as páginas e não ser rasgado por essas mãozinhas que agarram tudo. Tenho preferência por livros com imagens mais simples, sem muita informação e o mais próximo do real. Utilizo livros de fantasia e livros que contam sobre o dia a dia real do bebê. Temos também livros com sons e música.

O tempo de atenção do bebê é de apenas alguns minutos, por isso mantenha o tom de voz estimulante e as histórias curtas, com mudança de páginas e imagens interessantes. As primeiras vezes, ao contar uma história, pode ser frustrante, mas lembre que a leitura é um hábito que exige desenvolvimento, não se nasce amando ler e ouvir histórias. Se o bebê demonstrar desinteresse, não force. Lembre que a leitura é para ser prazerosa. Separe todos os dias um momento para contar histórias e aos poucos verá como ele irá gostar. Aqui em casa a Clari adora o momento da leitura e chega a mostrar qual livro quer ver.

Para bebês de 1 a 2 anos invista em livros 3D, livros com palavras do dia a dia ou livros com personagens que a criança possa se identificar e histórias sobre cotidiano da criança. Neste período a criança está desenvolvendo a fala, aproveite então para apresentar um grande repertório de palavras e de emoções, para poder se expressar e entender seus sentimentos.

Na hora da leitura, se acostume a ter um cantinho para essa atividade, dramatize, aponte figuras, entone a voz, brinque com a história e faça comentários. Deixe os livros expostos de fácil acesso e permita que a criança pegue quando quiser.

Veja no vídeo os livros que uso com a Clari e outras dicas de livros para crianças maiores até 3 anos. São livros deliciosos de contar e brincar. Se divirtam.

E na sua casa, qual o livro preferido? Conta pra gente.

Veja nossa lista de indicações de alguns livros que achamos legais:

 

 


 

Comments

  1. josi says:

    A leitura ajuda mt.Leva a criança ao mundo de fantasias. Pena que na minha época. Eram os livros de historias não do dia a dia.Mas contos…achei interressantes os livros de agora! A clarice fica mt atenta quando pegamos um livro pra ela ver.

  2. Mery Ellen says:

    Amei Nat… aqui temos muitos livros, mas só um igual ao seu rs (Nariz – esse a gente ganhou)… o Lucas adora q leia pra ele… a gente lê desde os 2 meses… é muito gostoso… amei os livros da Clari… vou comprar alguns rs, beijão

  3. Natalia says:

    Muito legal Nat!
    Amei as dicas, não sabia que tinha tantas opções de livros interessante para bebês

Deixe um comentário